domingo, 8 de maio de 2011

SBPC 2011: rumo a Goiânia

Este ano é a 63ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá de 10 a 15 de julho em Goiânia/GO. O trabalho de pesquisa que desenvolvo, juntamente com o professor Ms. Marcos Alberto Dantas, foi aceito, o que nos dá a imensa satisfação de estarmos participando do maior evento de pesquisa científica do Brasil. Segue abaixo o nosso resumo:



 

Ciências Humanas / Educação / Administração Educacional

CULTURA ORGANIZACIONAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO SERIDÓ NORTE-RIO-GRANDENSE: UMA VISÃO GERAL

Marcelo Nóbrega Nunes
marcelosjs@bol.com.br
Graduando em Pedagogia – UFRN/CERES/Campus de Caicó/RN

Marcos Alberto Dantas
socram@ufrnet.com.br
Professor Ms./Orientador – UFRN/CERES/Campus de Currais Novos/RN



INTRODUÇÃO
Considerando que o estudo da Cultura Organizacional nos possibilita compreender as particularidades de uma determinada organização, neste estudo sistemático sobre a cultura da organização escolar buscamos refletir sobre a realidade das escolas públicas da região do Seridó norte-rio-grandense, frente às mudanças ocorridas no âmbito educacional, quando da implementação de novos paradigmas gerenciais na educação pública brasileira. Conhecer a cultura da escola é de fundamental importância, uma vez que fornece ao gestor/administrador um conjunto de elementos que o faz compreender as dificuldades que a escola enfrenta ao ajustar-se ao atual contexto político-educacional, haja vista que muitas dessas dificuldades decorrem de fatores culturais. Já existem estudos sobre a Cultura Organizacional no ambiente escolar, porém não há, ainda, nenhum voltado para as escolas públicas, o que torna este trabalho de grande significância para esta região.

MÉTODOS
A pesquisa desenvolveu-se a partir da análise de referenciais teóricos dos campos da Administração, acerca da Cultura Organizacional, e da Pedagogia, por meio de obras já publicadas que abordam a Cultura Organizacional no ambiente escolar. De porte desses fundamentos teóricos, realizamos observações em várias escolas públicas da região do Seridó norte-rio-grandense, a fim de constatar do ponto de vista empírico como a cultura da escola influencia o desempenho administrativo, bem como a percepção, a satisfação e o comportamento dos sujeitos que integram o ambiente escolar.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
Esse estudo nos possibilitou a constatação de que a cultura da escola é um elemento norteador das ações coletivas dos seus diferentes atores que a integram. Percebemos, também, que as dificuldades em as escolas mudarem suas concepções, historicamente construídas, decorrem de fatores culturais que estão arraigados e que torna problemática a mudança no interior da organização. Teixeira (2002) destaca que “o processo de mudança implica quebra das resistências, o que consiste na desconfiguração de informações e criação de satisfações psicológicas acompanhadas de mecanismos que permitam a redefinição cognitiva como meio de desenvolver novas concepções” (p. 31). Ao se estudar a cultura de uma organização é indispensável que se compreenda o clima desta, o qual está ligado ao grau de satisfação dos sujeitos no ambiente de trabalho, e que é resultado da percepção, da interpretação e da reação que os sujeitos expressam quando do seu contato com a instituição, sendo este um fenômeno temporal.  

CONCLUSÃO
Ao fazermos o cruzamento entre o que os estudos teóricos apresentam a respeito da Cultura Organizacional e o que observamos no cotidiano das escolas públicas da região do Seridó norte-rio-grandense, chegamos ao ponto de defender que a pesquisa de Cultura Organizacional, típica do campo da Administração, deve ser desenvolvida também nos ambientes escolares, uma vez que a escola é concebida como uma organização social, tal como uma empresa, porém com objetivos e finalidades diferentes. Os estudos teóricos e empíricos da Cultura Organizacional da escola apresentam-se como elementos importantes para a superação das dificuldades geradas quando da mudança de paradigmas no âmbito educacional, que levam as mudanças no âmbito escolar. É provável que o gestor/administrador, tendo a compreensão da cultura de sua escola e a consciência da influência desta nas ações coletivas de seus diferentes atores, torna mais fácil para ele propor medidas coerentes de superação das dificuldades, visto que o mesmo irá agir frente à realidade do meio em que atua.

Instituição de fomento: UFRN/PROPESQ

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:
Cultura Organizacional
Mudança
Escola Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário