sábado, 30 de outubro de 2010

Participação em eventos: uma experiência enriquecedora para a nossa formação

Participar de eventos em que oportunamente apresentamos nossas pesquisas, nos é de grande importância para a nossa formação profissional, além de que enriquece o nosso currículo, pois nos certifica os esforços realizados para desenvolver tais trabalhos. Esta é uma experiência em que todos os alunos de graduação deveria participar, visto que contribui grandemente para a formação de bons profissionais, profissionais competentes, aptos para o exercício pleno da profissão a ser desempenhada. No caso específico da formação docente, o professor, além de educador, deve ser também, um pesquisador, capaz de desenvolver um trabalho investigativo e reflexivo sobre a sua prática educativa, buscado meios que visem a melhoria da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem. Então, a pesquisa educacional nos habilita criar hábitos de investigação teórico-metodológico que nos ajudam a compreender a dinâmica em que se dá o processo educativo, tornando-nos aptos a propor alternativas coerentes que visem acabar, ou pelo menos minimizar, os problemas que surgem no âmbito escolar.

O II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE, realizado de 19 a 22 de outubro, no qual se articula o ensino, a pesquisa e a extensão, especificamente do  Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES, é um importante evento que nos dá a oportunidade de mostrar nossas produções acadêmicas nas três esferas que contemplam a função social da Universidade pública (Ensino, Pesquisa e Extensão). Neste evento, apresentei dados da minha pesquisa, socializando os conhecimentos que construi até o presente momento.

Anterior a este, participei do VI Seminário Regional de Política e Administração em Educação do Nordeste e V Encontro Estadual de Política e Administração em Educação da PB, ocorrido em João Pessoa/PB, no qual apresentei dois trabalhos, sendo um em Comunicação Oral e outro em Banner. A Comunicação Oral foi a apresentação de um artigo que escrevi, orientado pela professora Dra. Otília, a partir de atividade realizada na Disciplina Didática e Ensino, intitulado "As Concepções do professor sobre a prática docente". No Banner, apresentei o esboço da minha pesquisa sobre "Cultura Organizacional no Ambiente Escolar", orientada pelo professor Ms. Marcos Alberto Dantas. Estas experiências são importantíssimas para a nossa formação, pois amplia a nossa margem de conhecimento, a partir de um trabalho interativo, de socialização com outros trabalhos de pesquisa que são desenvolvidos no âmbito educacional.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário