terça-feira, 16 de agosto de 2011

Educação a Distância: uma questão em debate


Marcelo Nóbrega Nunes
Luzia Alcinete Lucena de Medeiros

            A Educação a Distância é uma modalidade de ensino emergente no contexto atual, resultado de políticas que visam ampliar o acesso de todos ao conhecimento. É, pois, pautado na política de universalização e democratização do ensino que a Educação a Distância ganha expressivo destaque, uma vez que atende a um público maior de alunos, com menores custos.
            Na Educação a Distância alunos e professores estão separados no espaço e/ou no tempo, interligados por meio de tecnologias. Isso é possível graças ao avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s).
            Estamos na era da informatização, na qual o uso de tecnologias tornou-se essencial e até mesmo, indispensável no cotidiano das pessoas. Utilizando-se como recurso pedagógico, as TIC’s constituem a essência da Educação a Distância, possibilitando que alunos e professores interajam virtualmente, mediados por tecnologias.
            É crescente o número de pessoas que buscam sua formação na modalidade à distância, pela praticidade, uma vez que não é preciso está fisicamente presente às aulas, porém apresenta-se com o mesmo rigor de organização e sistematização do ensino presencial.
            São várias as críticas atribuídas à Educação a Distância por se tratar de uma modalidade de ensino ainda recente no nosso país, o que traz insegurança quanto à qualidade do serviço prestado. Sendo assim, alguns questionamentos são comuns quando se discute Educação a Distância.
            Nesse sentido, sabendo-se que a essência do processo ensino-aprendizagem está na interação professor/aluno e aluno/aluno, a interação possível na Educação a Distância, na qual se utiliza a tecnologia como mediadora do processo ensino-aprendizagem, é suficiente para a garantia do sucesso deste processo? O aluno, sendo autodidata, consegue construir satisfatoriamente o seu conhecimento sem uma presença mais assídua da figura do professor? É possível um ensino de qualidade sem a presença do diálogo entre os atores que participam do processo ensino-aprendizagem? Quando pensamos em formação docente, a Educação a Distância não se torna contraditória, uma vez que a tecnologia retira de cena o professor ou, pelo menos, minimiza o seu trabalho?
            Estes são alguns questionamentos importantes que orientam o debate em torno da Educação a Distância, sendo indispensável essa discussão, pois esta modalidade de ensino tem alcançado expressivo crescimento nas últimas décadas no nosso país. Sendo assim, torna-se pertinente esse debate, de modo a esclarecer alguns equívocos que perpassam a discussão em torno da Educação a Distância, pondo em questão, principalmente, a sua qualidade.