domingo, 7 de novembro de 2010

Educação, Juventude e Cidadania

            Vivemos em um contexto social em que se apresenta com elevado grau de desigualdades, necessitando de políticas públicas que visem minimizar esta problemática, de modo que os sujeitos, marginalizados da sociedade, tenham acesso à educação, a cultura, ao esporte e ao lazer, importantes para o pleno exercício da Cidadania. Nessa perspectiva, buscamos desenvolver um projeto que busque, por meio de práticas sócio-educativas, contribuir para uma formação cidadã dos jovens sabugienses que se encontram em situação de risco, expostos às práticas sociais avessas aos princípios éticos e morais da sociedade.
            A educação como instrumento indispensável para a formação do sujeito, tem um papel fundamental na transformação social. Paulo Freire dizia que “se a educação não transformar a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda”. É, pois, acreditando nisso que pleiteamos desenvolver este trabalho, com vistas para a promoção da Cidadania do jovem sabugiense. É por meio da educação que o sujeito tem acesso aos conhecimentos de mundo, os quais devem ser construídos na coletividade e mediados por aqueles que apresentam um conhecimento mais elaborado, de modo que as aprendizagens tornem-se significativas e úteis para a sua vida cotidiana. Esses conhecimentos que são construídos a partir das relações que se estabelecem no âmbito social, devem está fundamentados nos princípios formativos que atentem para a formação de sujeitos conscientes, ativos e críticos na sociedade, sintonizados com a promoção do desenvolvimento sustentável.
Nosso objetivo com este trabalho é construir e difundir conhecimentos básicos e práticos que contribuam para a construção moral e social de jovens, por meio da promoção da cultura e do lazer, em pleno exercício da cidadania e responsabilidade sócio-ambiental. Nessa perspectiva, buscamos promover a integração dos jovens, socialmente marginalizados, no contexto social, visando à melhoria da qualidade de vida. Além disso, visamos oferecer a esses jovens, ferramentas de trabalho para facilitar o acesso ao mercado de trabalho e uma educação ambiental, com o objetivo de imprimir nos sujeitos a responsabilidade de preservação do meio ambiente. 
Este projeto está em construção e é coordenado por Camila Gabrielle (Graduanda em Geografia) e por Marcelo Nóbrega (Graduando em Pedagogia), contando com a colaboração de vários universitários de diferentes cursos (Geografia, História, Pedagogia, Matemática e Filosofia), no qual iremos trabalhar em quatro segmentos: Educação, Meio Ambiente, Cultura e Esporte e Lazer.
Nosso objetivo é "promover a Cidadania da juventude sabugiense por meio de atividades sócio-educativas, culturais, esportivas e de lazer, visando à melhoria da qualidade de vida dos jovens em situação de risco". Para isso, desenvolveremos atividades educativas de orientação acerca de temas considerados importantes para o público juvenil, tais como: sexualidade, gravidez na adolescência, drogas, prostituição, convivência familiar, entre outros; atividades teórico-práticas de preservação do meio ambiente; atividades de incentivar a promoção da cultura por meio das mais variadas manifestações: gincanas, apresentações teatrais, entre outras; e atividades de esporte e lazer. Além disso, viabilizar a promoção de cursos profissionalizantes dos mais variados segmentos para os jovens atendidos pelo projeto.
Buscaremos parcerias para que possamos executar este projeto, e assim, dá uma contribuição para a juventude sabugiense que carece de políticas públicas e oportunidades para mostrar o seu potencial. É com a união e força de vontade que pretendemos desenvolver estas atividades e promover a cidadania à juventude sabugiense. Então, junte-se a nós.    
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário